Benefícios da recuperação de créditos tributários para o setor supermercadista.

Compartilhe essa notícia:

Publicado em:

SuperHiper

31/05/2022

Não é novidade para ninguém que o sistema tributário brasileiro é complexo, cheio de peculiaridades e em constante mudança.

De alterações frequentes em normas legislativas a conteúdos ambíguos que levam a diferentes interpretações, a gestão de tributos é uma tarefa:

• De alta complexidade, porque exige conhecimentos técnicos específicos

• Estratégica para os negócios, porque é decisiva na gestão financeira.

Por isso, se não feita da maneira certa, pode acarretar multas e juros evitáveis às empresas.

Qual é a carga tributária do Brasil?

Conforme o relatório “Estatísticas Tributárias na América Latina e Caribe 2021”, nossa carga tributária equivale a 33,1% do PIB brasileiro, ficando atrás apenas de Cuba (42%).

Ou seja, além de muito complexa, a carga tributária é bem alta, salientando a importância de uma gestão tributária eficiente e estratégica.

Diante de um cenário tão instável e confuso, fica evidente a necessidade e o valor de uma boa gestão tributária nas empresas nacionais, principalmente naquelas que visam desenvolvimento escalável e melhor gerenciamento financeiro.

Mas afinal, o que é gestão tributária?

A gestão tributária consiste em administrar todos os processos da empresa que envolvem tributos e o planejamento estratégico do negócio.

Ela vai muito além da escolha correta do melhor regime tributário para no momento da abertura do CNPJ.

Sua presença é necessária frequentemente, seja para:

• precificar corretamente o produto/serviço;

• fazer a emissão correta de documentos;

• fiscais e declarações obrigatórias;

• analisar tributações de fornecedores;

• analisar possíveis benefícios fiscais de produtos vendidos.

Além disso, uma revisão periódica de todas as obrigações tributárias, permite alcançar melhores resultados para o negócio. Ou seja, é possível pagar a quantidade adequada de tributos, nunca a maior e sempre de acordo com a lei.

O que é recuperação de créditos tributários?

A partir da gestão e planejamento tributário, a empresa encontra oportunidades de identificar falhas a serem retificadas. Esse processo reduz as chances de recebimento de autuações, assim como pagamento de multas pesadas e juros.

Além disso, o planejamento também permite a recuperação de tributos, reduzindo sua carga de impostos. Isso é possível porque, ao planejar, gestores e contadores têm uma percepção mais exata de como a empresa deve pagar seus impostos, taxas e contribuições.

Quem pode orientar minha empresa na recuperação de créditos tributários?

A recuperação de créditos tributários é um recurso que empresas de todos os segmentos e regimes tributários podem recorrer.

E esta é uma etapa fundamental do planejamento tributário das empresas. Afinal, ao recuperar créditos de impostos, as empresas ganham fôlego para investir em projetos de crescimento do negócio. Por isso, contar com uma consultoria especialista é uma forma de ter assertividade na gestão desse processo.

Se você planeja avaliar seus tributos e verificar se existem possibilidades de recuperar créditos, a BMS Consultoria Tributária possui a expertise necessária para isso.

Conduzimos projetos em mais de 1.300 grandes empresas brasileiras, onde recuperamos mais de R$ 3 bilhões em créditos tributários.

“Essa administração envolve o gerenciamento, planejamento, análise, controle e acompanhamento de todas as obrigações tributárias da empresa.”

Dr. Paulo Gomes, Diretor de Tributos da BMS Consultoria Tributária, sobre a Gestão de Tributos oferecia pela equipe de especialistas da empresa.

Últimas Notícias

Esplanadeira – O Dia

# Banrisul é homenageado na Bolsa de Nova York. # Abrem dia 26 inscrições para concurso público do Instituto Federal de Brasília. # BMS Consultoria Tributária participa nos dias 19

Continuar lendo

Receba conteúdo estratégico sobre tributação e tecnologias na gestão de pessoas.