Agenda de seminários – Acompanhe debates jurídicos na internet – ConJur

Compartilhe essa notícia:

Publicado em:

ConJur

27/09/2021

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

27/9 a 30/9

18h — Pesquisa é tema de debate na Direito USP — Entre as discussões do ciclo de debates estão incorporar as pautas levadas à instituição pela realidade dos cotistas, que atualmente representam enorme potencial na Universidade de São Paulo. De acordo com os dados, em 2021, a USP registrou o índice de 51,7% de alunos matriculados oriundos de escolas públicas em seus cursos de graduação. Dentre eles, 44,1% autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). Clique aqui para acompanhar.

27/9

10h — A importância das investigações internas para resolução de crimes corporativos — Terceiro webinar do Ciclo de Debates sobre Investigação Privada e Integridade Empresarial terá a participação de John Scanlon e Avi Perry, procuradores do Departamento de Justiça dos EUA; Antônio Carlos Bigonha, subprocurador-geral da República; Walfrido Warde, presidente do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE); Valdir Simão, ex-ministro-chefe da CGU e vice-presidente do IREE; e Leandro Daiello, ex-diretor geral da Polícia Federal e diretor do IREE. O evento será gratuito e aberto ao público. Clique aqui para assistir.

10h — Previdência Social e economia digital — O Núcleo de Direito Tributário do Mestrado Profissional da FGV Direito SP promove um seminário gratuito com o objetivo de discutir quais os efeitos dessa modificação da relação de trabalho gerada pela economia digital tanto na perspectiva empresarial quanto na perspectiva trabalhista e, principalmente, à luz do futuro da Previdência Social no país. Clique aqui para se inscrever.

10h — Atualidades no Direito Civil — Em homenagem ao jurista alemão Claus-wilhelm Canaris, considerado um dos maiores especialistas em Direito Civil, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promove o evento que terá a participação de Hans Christoph Grigoleit, professor da Ludwig-Maximilians-Universität München, e Nelson Nery Júnior, doutor em Direito Processual Civil pela Universität Friedrich-Alexander Erlangen-Nümberg e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). E as moderadoras serão: a desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da Emerj e mestre em Direito pela Unesa, e a professora Karina Nunes Fritz. Clique aqui para se inscrever.

13h30 —  Jornada Brasileira de Direito Processual — Mestre em direito processual pela Uerj, a advogada Paula Menna Barreto será uma das painelistas da 21ª Jornada Brasileira de Direito Processual. Sócia do escritório Basílio Advogados, Paula participará do painel 10, que tem como tema Soluções autocompositivas atípicas e disputa de boards. Clique aqui para se inscrever.

14h — Combate à corrupção em tempo de pandemia — A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) e o site Metrópoles promovem evento que abordará quais são os mecanismos que auxiliam no combate à corrupção, analisará se a epidemia deixará um legado de irregularidades e discutirá os papéis das instituições e da sociedade.  O debate contará com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; do senador Rogério Carvalho (PT-SE); e do presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Vicente Braga. Clique aqui para acompanhar.

28/9 a 5/10

19h — 25 anos da Lei de Arbitragem —  Eliana Baraldi e Olavo Alves Ferreira coordenam uma série de eventos que reúnem destacados e atuantes nomes da arbitragem em uma série especial de quatro eventos que aborda os sucessos da lei e os pontos de debate. Clique aqui para acompanhar.

28/9

10h30 — Contrato de prestação de serviços educacionais e reajuste das mensalidades — José Roberto Covac, sócio da Covac Sociedade de Advogados e diretor jurídico do Semesp, junto com Rodrigo Capelato, abordará uma série de questões financeiras e jurídicas para ajudar as IES a definirem valor das mensalidades, descontos e precificação. Clique aqui para se inscrever.

11h — Ciclo de diálogos —  IREE Mercado — Evento terá a participação do presidente do Coaf, Ricardo Liao, que tratará de pontos sensíveis da abordagem baseada em risco, da efetividade das comunicações ao Coaf, do papel da alta administração e do setor de compliance, assim como o resultado da Avaliação Nacional de Riscos (ANR). Clique aqui para acompanhar.

17h — Debate sobre Agenda 2030 da ONU marca aniversário de 45 anos da Anamatra — O evento terá como conferencistas a vice-presidente do STF, ministra Rosa Weber, a ministra do TST e ex-presidente da Anamatra, Maria Helena Mallmann, e a juíza do Trabalho Martha Halfeld Schmidt, presidente do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas (Unat). Clique aqui para acompanhar.

17h — Pandemia e o retorno escalonado ao trabalho presencial — O evento contará com a participação dos seguintes expositores:  desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente do TJ-SP), desembargador Ricardo Mair Anafe (Corregedor Geral de Justiça do TJ-SP), Viviane Girardi (presidente da Aasp) e Fátima Cristina Bonassa (vice-presidente da Aasp). Clique aqui para se inscrever.

18h — Responsabilidade civil e violação aos direitos de propriedade intelectual — O evento é promovido pelo Fórum Permanente de Juízos Cíveis da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). A abertura da reunião será feita pela diretora-geral, Cristina Tereza Gaulia, e pelo presidente do Fórum, desembargador Carlos Santos de Oliveira, mestre em Direito pela Uerj. Clique aqui para se inscrever.

29/9 a 30/9

8h — Congresso internacional de proteção de dados — A CEO da Dados Legais, Luiza Leite, irá participar do Congresso Internacional de Proteção de Dados, organizado pela Juristas Academy e a Digital Law Academy. O Congresso acontece das 8h às 19h, com direito a certificado de participação com carga horária de 20 horas para aqueles que adquirirem a inscrição que dá direito ao certificado, no valor de R$ 99, ou gratuito para aqueles que optarem por assistir sem o certificado. Clique aqui para se inscrever.

9h — LGPD Penal: Proteção de Dados e seus Impactos na Investigação Criminal — Evento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública terá palestras, conduzidas por especialistas, procuradores da república, delegados federais e advogados, vão abordar matérias sobre evolução tecnológica e técnicas de investigação criminal, discussão da proteção de dados para fins penais e os desafios de uma nova estrutura da investigação. O evento também será aberto a perguntas para ampliar e qualificar o debate entre os participantes, com o objetivo de fortalecer propostas e ações de combate à corrupção de lavagem de dinheiro no país. Clique aqui para acompanhar.

29/9

14h — Liberdade de expressão e redes sociais — Existe limite para liberdade de expressão? Qual seria esse limite? Como tratar a liberdade de expressão nas redes sociais? É necessário a moderação de conteúdo? Para responder a essas e a muitas outras questões, pesquisadores, mestres e doutores se reunirão virtualmente no evento promovido pela Emerj. Clique aqui para se inscrever.

18h — O novo lugar do Congresso nas relações Executivo e Legislativo no Brasil — A Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV promoverá um debate online com a participação de Fernando Meireles (doutor em Ciência Política pela UFMG) e João Villaverde (mestre e doutorando em Administração Pública e Governo pela FGV-SP). Clique aqui para se inscrever.

30/9

9h — Reforma tributária para o planejamento patrimonial e sucessório — Fernando Colucci, sócio da área tributária do Machado Meyer Advogados, é um dos convidados do Conexão Capital, espaço de encontros online e ao vivo produzido pela revista Capital Aberto, para abordar sobre os impactos da reforma tributária para o planejamento patrimonial e sucessório. Clique aqui para se inscrever.

10h — Biodiversidade e infraestruturas críticas — Em seminário online promovido pelo IREE Soberania e Clima, especialistas em Defesa e Meio Ambiente discutem a relação entre a biodiversidade e o funcionamento e a segurança das infraestruturas críticas do país. Participam do debate o coronel do Exército André Luciano Bittencourt Barbosa, diretor do Depto. de Assuntos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a professora Mercedes Bustamante, da UnB e membro da Academia Brasileira de Ciências; o ex-ministro da Defesa e presidente do ISC, Raul Jungmann; e o general Sérgio Etchegoyen, presidente do Conselho do ISC e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional no governo Temer. Clique aqui para assistir.

19h — Revista do Advogado —  A Aasp promove webinar gratuito de lançamento da edição número 151 da Revista do Advogado, que abordará questões de Direito Privado contemporâneo, a partir do pensamento do jurista Zeno Veloso. A diretora da revista e vice-presidente da Aasp, Fátima Cristina Bonassa, e os coordenadores da edição, os professores Giselda Hironaka e José Fernando Simão, recebem os articulistas e advogados Ana Luiza Maia Nevares, Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk, o desembargador, Jones Figueirêdo Alves e o ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro. Clique aqui para se inscrever.

19h — Evolução do sistema financeiro nacional e suas oportunidades — A palestra gratuita será ministrada por Cíntia Falcão, consultora jurídica da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento). Clique aqui para se inscrever.

19h — Análise e contestação administrativa do FAP — Para debater a importância deste recurso, a BMS Projetos & Consultoria reunirá dois Iniciativa), e Alfredo Rodriguez, sócio e diretor-técnico da BMS. Clique aqui para se inscrever.

Últimas Notícias

Esplanadeira – O Dia

# Banrisul é homenageado na Bolsa de Nova York. # Abrem dia 26 inscrições para concurso público do Instituto Federal de Brasília. # BMS Consultoria Tributária participa nos dias 19

Continuar lendo

Receba conteúdo estratégico sobre tributação e tecnologias na gestão de pessoas.